Nos Acompanhe !

Existem projetos para tudo hoje! Construir, estudar, viajar, salvar os animais, a natureza etc., mas há um projeto que é fonte para diversas ações da vida: o projeto pessoal de vida espiritual, este nos ajuda a encontrar sentido na vida e dá sabor ao que fazemos.

Você tem um projeto de vida espiritual? Deseja a santidade e permanecer fiel aos compromissos professados a Deus na intimidade de seu coração ou viver de forma coerente com o batismo recebido, sendo sal e luz nos relacionamentos e serviços?

Então, veja o que significa um projeto de vida, seus objetivos e 12 passos que nos ajudam a colocá-lo em prática. Para essa reflexão, contamos com a ajuda do Pe. Valdeci Almeida, SAC. Não perca essa rica oportunidade de crescimento na fé e na vida.

O que é um projeto de vida?

A palavra projeto vem do latim projectus, que é a ‘ação de lançar para a frente, de se estender’. Então, todo projeto tem por finalidade projetar algo ou alguém para frente. Isso já implica em plano de ação, objetivo, metas, prazo e avaliação.

Atualmente, muitas iniciativas no mundo corporativo funcionam com projetos, porque eles são objetivos, claros e atingem um alvo específico. E da mesma forma na vida pessoal também! Um projeto de vida é um plano pessoal organizado como um programa de vida.

Por meio dele, visualizamos melhor os caminhos para a realização dos nossos sonhos e a execução de nossos objetivos. E quando falamos de projeto de vida espiritual, estreitamos o campo de ação, mas trabalhamos com uma motivação que dá sentido a toda a vida.

No projeto de vida espiritual, colocamos Cristo no centro de tudo e ordenamos todas as coisas para Ele. Se estudamos, trabalhamos, temos uma vocação específica ou estamos em busca dela, o projeto nos ajuda a não perdermos o foco, a fé e a força no caminho.

Por que fazer um projeto de vida

A partir de agora, contamos com a reflexão do Padre Palotino Valdeci Almeida que nos orienta sobre a importância de um projeto de vida a fim de alcançarmos a santidade.

Realmente, um projeto não é algo supérfluo ou decorativo, mas algo que traz frutos abundantes que nos são concedidos pela graça de Deus. 

O próprio Senhor nos diz: “Sem mim nada podeis fazer…” (Jo.15,5) e São Paulo afirma: “Esta minha vida presente na carne eu vivo na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20).

Assim, um projeto de vida espiritual é um planejamento bem elaborado que nos ajuda no caminho da santidade, na certeza de que Cristo é tudo para nós e não queremos perdê-Lo por nada, ao mesmo tempo em que temos Nele nossa identidade mais profunda.

Por que elaborar um projeto espiritual:

O padre Valdeci cita quatro pontos fundamentais para a elaboração de um projeto de vida:

#1 Superação da perda de identidade:

O projeto de vida nos ajuda na crise existencial que algumas vezes nos leva à perda da nossa identidade como cristãos ou consagrados a Deus. Isso se deve a muitos fatores, que precisam ser identificados e trabalhados.

Dessa forma, o projeto nos ajuda a pararmos e revermos a vida, o mundo que nos cerca; a considerarmos várias situações, como  a vida profissional, sexual, social, intelectual etc., o resultado é uma maior liberdade interior que nos tira da dependência de coisas e pessoas.

#2 Resgatar o tempo presente

Bem disse o padre: “Viver é acolher também o mistério.” De fato, não temos todas as respostas, mas temos a presença de Deus em tudo, e cada um descobre essa presença de forma pessoal. 

O projeto de vida nos ajuda a “ler” o tempo presente, porque não há como fugir dele, e encontramos saídas concretas, menos ilusórias, para desafios ou surpresas que se apresentam no caminho da vida. É, então, uma maneira de resgatar o tempo presente.

#3 Manter viva a chama da oração diária

A oração é o centro do projeto de vida espiritual porque ela nos conduz ao diálogo, à escuta e ao encontro com Deus. Mesmo na correria da vida humana e apostólica, é possível rezar, não como um ato mecânico, mas como quem tem um amigo sempre, com familiaridade.

Logo, os momentos simples se tornam oração, como bem disse Santa Teresa: “a oração não consiste em muito pensar, mas em muito amar!” ou Santo Inácio que orientava seus irmãos a serem contemplativos na ação.

Mas é preciso disciplina, esforço, prática diária e sobretudo uma decisão firme em manter a amizade com Cristo, mesmo na correria do dia. Por fim, o padre nos diz que as atividades não nos afastam da oração, porém, o ativismo, sim!

#4 Ressignificar a vida diante de tantas mudanças

Como vivemos e realizamos as coisas faz muita diferença! E diante de tantos desafios do mundo contemporâneo, é preciso dar sabor, criatividade e ressignificar a vida para que ela não fique monótona e vulnerável às propostas contrárias ao evangelho que abraçamos.E um projeto de vida espiritual nos ajuda a acolher a graça de Deus novamente. 

É fundamental contarmos com os sacramentos, grandes meios que nos libertam das armadilhas contra a santidade e do veneno do pecado, que contamina tudo e atrapalha a graça de Deus que deseja nossa alegria e crescimento espiritual.

A Direção Espiritual também é outro instrumento de ajuda na caminhada de fé. Não é possível crescer sem a ajuda dos outros, e para alcançarmos o êxito nesse processo, precisamos de alguém de nossa confiança que nos ajude a conhecer melhor quem é Jesus e o que é conveniente ou não em nossa caminhada cristã.

Agora, 12 passos no processo espiritual

O projeto de vida espiritual é um documento bem elaborado a partir de questionamentos feitos a si mesmo e de preferência diante de Deus. Sendo assim, o Pe. Valdeci apresenta 12 passos que ajudam a encontrar o conteúdo do projeto com mais clareza, são eles:

  1. O que você quer para sua vida, como você visualiza, sente e ouve internamente isso?
  2. Qual o seu porquê poderoso que o motiva a buscar isso? Como experimenta esse resultado?
  3. Qual citação bíblica motiva seu caminhar?
  4. Qual o seu plano de ação para atingir a meta desejada? Onde se dará e como irá alcançar?
  5. O que você deve priorizar como importante para atingir o seu objetivo? Encontrar coisas factíveis e delimitar ações concretas por dia, semana, mês etc.
  6. Quais são os desafios a serem trabalhados?
  7. Qual a sua preocupação em relação a esse desafio?
  8. O que motiva você a buscar esse estilo de vida?
  9. O que entusiasma você quando busca este tipo de ação?
  10. Buscar a iluminação de alguém experimentado;
  11. Avaliar o caminho percorrido;
  12. Buscar novos recursos para reformular as metas.

Por fim, um projeto de vida espiritual é uma construção cujo alicerce é Cristo e a matéria-prima é cada um de nós. Essa construção se sustenta unida: alicerce e matéria-prima; sem essas duas coisas não se levanta um edifício ou dificilmente a obra se sustenta.

Então, a vida cristã – base para toda vocação – precisa de luzes, motivação e combustível para seguir o modelo de Cristo em uma sociedade tão diversificada. Que tal um projeto de vida espiritual em 2024? Com certeza, os frutos serão grandiosos.

Leia também esse: Santa Missa: 5 dicas para participar bem do rito – Irmãs Palotinas

Últimos adicionados

Convivência fraterna como um importante pilar da vocação

O que significa, de fato, reavivar a fé e reacender a caridade?