Nos Acompanhe !

São Vicente Pallotti define em poucas palavras e de modo preciso o conceito de apostolado-missão.  O apostolado significa qualquer tipo de função, compromisso ou missão realizada em nome de alguém.27 “Apostolado significa mandato. Fazer aquilo pelo qual alguém é mandado, diz-se apostolado”.28 Ele, em seus  escritos utiliza a palavra apostolado mais do que a palavra missão, porém, ambas significam a mesma coisa.29 Para Vicente, apostolado, significa a suprema tarefa, a maior missão que é a de salvar a todos, conforme a  vontade salvífica do Pai eterno: “Na Igreja de Jesus Cristo aqueles que foram enviados por Deus para levar  aos povos e a todas as gentes a luz da verdade, são chamados apóstolos”.30 

Para Pallotti, todos os cristãos são convocados a serem apóstolos. Todos são igualmente chamados  e enviados, isso não como um dever, mas como um direito de todo filho de Deus. A preocupação de São  Vicente Pallotti era a de demonstrar que o “apostolado Católico é universal para todos”,31 e por essa razão todo  cristão é um apóstolo: “Portanto, todos: grandes e pequenos, nobres e plebeus, soberanos, sacerdotes e leigos  podem em sua posição exercer o apostolado de Jesus Cristo”.32 

Um sonho de São Vicente era que na Igreja cada cristão cultivasse em si e nos outros o espírito  apostólico e missionário. 

“A Caridade de Cristo nos impele” (2Cor 5,14). O amor nos compromete a fazer com que Jesus seja  conhecido e amado por todos, nos diz Pallotti. O amor deve ser vivido de tal modo que realize o mandamento de Cristo, quando nos convida a nos amar uns aos outros assim como Jesus nos amou.33 Não é possível imitar Cristo sem imitá-lo em seu amor. O verdadeiro apostolado é resultado do amor para com Deus e para com o próximo. “Onde não há amor, não há apostolado”.34 

Segundo Vicente Pallotti, nossa missão é reavivar a fé e reacender a caridade. As Irmãs Palotinas têm como modelo de apostolado “Cristo Apóstolo do Pai” e “Maria Rainha dos Apóstolos”, por isso, são chamadas a estar disponíveis a qualquer obra apostólica, em que o amor as chama conforme as necessidades locais. Dedicam-se a missão na educação, no atendimento às crianças, aos jovens, às famílias, aos enfermos, aos migrantes, nas pastorais paroquiais, missões em outros países e outras atividades que mais oportunizam a formação de apóstolos missionários para a Igreja. 

27 OOCC III, 182 

28 OOCC III, 144 

29 OOCC III,184 

30 OOCC III, 144 

31 OOCC III, 139 

32 OOCC III, 146

33 Cfr. OOCC I,8 

34 OOCC III,142-143