Nos Acompanhe !

Através da educação dos pequeninos entre 2 e 4 anos, o CEI Cristo Redentor oferece assistência em tempo integral e responde ao apelo de Jesus que diz:

“Vinde a mim as criancinhas porque delas será o Reino dos Céus!” (Mt.19,14)

Iniciativas como essa são fruto do Carisma Palotino! Desde a fundação da Congregação que São Vicente Pallotti teve um olhar especial para as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e as irmãs, então, continuam esse trabalho com muito empenho.

Neste post, convidamos você a conhecer mais a fundo essa obra e acreditar conosco nesse grande projeto educativo e gerador de vida plena desde a infância! Confira.

 

CEI Cristo Redentor: lugar de educação infantil

 

A sigla CEI significa Centro de Educação Infantil, e possui um papel muito importante em nossa sociedade: cuidar e educar as crianças.

Os CEIs têm uma missão muito importante: auxiliar no desenvolvimento dos pequenos de zero a cinco anos e onze meses, que passam cerca de oito horas diárias, enquanto os seus pais trabalham.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, é o início e o fundamento do processo educacional. Dessa forma, a entrada na creche ou na pré-escola representa a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares. 

Por isso, como explica a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esse momento na vida da criança precisa de toda atenção e responsabilidade pedagógica. Logo, o espaço educativo adota duas posturas inseparáveis: o cuidar e o educar.

Através do acolhimento das crianças, de suas histórias familiares e de seus primeiros conhecimentos sobre o mundo, a escola começa a apresentar novas experiências, com a ajuda de profissionais e da equipe pedagógica apropriada para a faixa etária das crianças.

E é sem fugir dessa proposta pedagógica que o CEI Cristo Redentor atua como um espaço de apoio e complementação à educação familiar, mas também contando com a dedicação de pessoas que apoiam e acreditam na ação social através da solidariedade mútua.

Conheça também as missões internacionais das Irmãs Palotinas

 

O CEI Cristo Redentor acredita nas crianças!

 

A história do CEI Cristo Redentor começou no Brasil em 18 de março de 1956 através da Superiora Regional, madre Felícita Spagnoli, que fundou uma obra de Assistência Social chamada “Centro Social Cristo Redentor”.

Assim, o nome foi escolhido porque o Centro de Educação está localizado aos pés do Corcovado, onde fica o monumento Cristo Redentor. Mas nada é coincidência para quem crê e, de fato, o Senhor quis essa obra e a abençoa todos os dias. 

No início, o CEI Cristo Redentor funcionava como uma escola primária no Centro Social e atendia meninas entre 2 a 12 anos. Porém, em 2002, com a nova estruturação da legislação educacional, a escola passou para Creche e Pré-escola, em período integral. 

Desde então, passou a se chamar CEI ou Centro de Educação Infantil Cristo Redentor, atendendo crianças de 2 a 4 anos, moradoras das Comunidades da zona sul do Rio de Janeiro, das 7h30 às 17H, sob a administração das irmãs Palotinas. 

 

Abrace conosco essa obra

 

Como a maioria das obras sociais, o CEI Cristo Redentor conta com a ajuda de muitas pessoas para manter seu sonho de cuidar e educar as crianças. Atualmente, a prefeitura colabora com a manutenção da escola, mas não é suficiente para suas necessidades.

Por isso, há outros parceiros, como empresas, pessoas de boa vontade, como também a própria Congregação Palotina. Mas, por que os investimentos são necessários? Porque a escola funciona com funcionários, equipamentos e alimentação para as crianças.

E apesar da ajuda de algumas pessoas, as despesas da escola são altas e o trabalho não pode parar!  Atualmente são 70 crianças assistidas, felizes e totalmente dependentes da solidariedade de quem se dispõe a ajudar!

Venha nos visitar: O CEI está situado na rua Indiana, 59 – Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ. 

Acesse aqui as nossas fotos!

As irmãs Palotinas têm a alegria de investir nessa obra e acreditam que ela já produz muitos frutos  para toda a sociedade.

E então, que tal se juntar à essa obra?

Entre em contato conosco aqui e descubra como a sua ajuda pode chegar aos pequeninos do CEI Cristo Redentor.

 

Últimos adicionados

Pentecostes e o Carisma Palotino

Como a maternidade de Maria a tornou Rainha dos Apóstolos