Nos Acompanhe !

A virtude da fortaleza é companheira em todas as horas. Quem vive sem medo ou não teme os desafios da vida, realidades da sociedade como a violência, insegurança financeira ou enfermidades repentinas e até mesmo a morte?
Pois é! Essas e outras situações nos pedem força, coragem e confiança. E a virtude da fortaleza nos torna aptos a enfrentar provações, qualquer perseguição e vencer até o medo da morte.

Mas também é a virtude que nos capacita quando tomamos decisões exigentes na vida, por exemplo a santidade! Então, será que você precisa dessa graça em sua companhia? Abrace essa virtude e veja como ela é sempre bem-vinda.

 

Quem é a virtude da fortaleza

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (§ 1808), a fortaleza é a virtude moral que, no meio das dificuldades, assegura a firmeza e a constância na continuidade do bem. Torna firme a decisão de resistir às tentações e de superar os obstáculos na vida moral.

Ou seja, ela é necessária e está perto da vida humana principalmente através do batismo. É interessante observar que não se trata de força física, apesar de essa ser exemplo de fortaleza, mas está ligada à capacidade de suportar e enfrentar situações.

A fortaleza é também a virtude dos profetas, dos santos e dos mártires, personagens que ajudaram a construir a nossa fé e escreveram a história da Igreja. Recordemos o martírio de Pedro e Paulo, colunas da nossa fé, que testemunham Cristo até a morte.

E hoje ela continua sustentando homens e mulheres que perseveram na caminhada e dão suas vidas pela causa do evangelho. A ONG OPEN DOORS informou que 322 cristãos são mortos por mês no mundo por causa de sua religião, vitima do extremismo islâmico.

Coragem, eu venci o mundo (Jo 16,33) 

Cristo é o modelo de fortaleza. Assim, todo cristão se espelha Nele e tem no Senhor o seu sustento, como diz o salmista:

“O Senhor é minha rocha e fortaleza” (Sl.26).

Quando enfrentou sua missão até o fim, o Senhor nos provou a força de sua decisão em nos salvar.

É claro que não há força sem amor, e, ao mesmo tempo, a força do amor vem acompanhada de outras virtudes, entre elas a ordem e a justiça, que já tratamos em outros textos. Então, quando pedimos a fortaleza é importante amamos a vida e o Senhor da vida!

Mas como amar a vida através da virtude da fortaleza? Ora, essa virtude nos ajuda a enfrentar depressão, o stress, o câncer, o desemprego, os conflitos familiares, as decepções da vida etc. isso é amar a vida! É a fortaleza interior do amor.

E quanto a força de amar o Senhor? Toda luta tem um combate espiritual. Por isso a fortaleza é a arma contra o relativismo da fé, o aborto, as denúncias e calúnias contra a Igreja e o Santo Padre, além de nos manter firme nos propósitos de santidade.

Coloquemos em prática a força

Quantas vezes sentimos as forças desaparecerem diante de decisões que abraçamos! Essa é a hora de clamar pela virtude da fortaleza. Ela é uma ótima companhia no matrimôniona educação dos filhos e no alcance de projetos profissionais.

Mas ainda nos fortalece na busca pelo bem, verdade e justiça. Ela sustenta nossa fidelidade no cumprimento dos nossos deveres como cristãos e como cidadãos. Além de nos fazer promotores da paz com firmeza e coragem em uma sociedade tão desigual.

E se falarmos sobre a rotina: levantar, trabalhar, estudar, cuidar de casa, servir na Igreja, participar de reuniões, cuidar da saúde, enfim! É preciso a fortaleza para manter o ritmo e dar continuidade, todos os dias, à vida e às suas exigências.

Por fim, a virtude da fortaleza produz em nós serenidade e humor para olharmos os contratempos da vida com fé e esperança. Resta-nos dizer sempre:

“Ó meu Deus, criai em mim um coração puro e renovai-me o espírito de firmeza” (Sl.50,12)

Últimos adicionados

Pentecostes e o Carisma Palotino

Como a maternidade de Maria a tornou Rainha dos Apóstolos