Nos Acompanhe !

A oração no discernimento vocacional é como uma bússola que nos guia em direção ao chamado de Deus. Logo, é nesse diálogo íntimo com o Divino que encontramos a clareza e a força necessárias para respondermos ao plano que Ele tem para nossas vidas.

Contudo, antes de compreendermos especificamente a importância da oração no discernimento vocacional, vamos nos aprofundar na relevância da oração para a nossa vida e a nossa relação com Deus.

Oração: a voz de Deus em nossas vidas

Como nos lembra São João da Cruz, “a alma que se entrega a Deus por meio da oração, se encontra com Ele e, assim, descobre seu próprio caminho”.

Ou seja, a oração nos coloca em uma postura de escuta atenta, permitindo que a voz de Deus se faça ouvir em meio ao tumulto do mundo. Por isso, também Santo Agostinho dizia: “Quem sabe bem rezar, sabe também viver bem”.

Aliás, a oração é a respiração da alma. É o diálogo íntimo com Deus, um amigo que sempre nos escuta. Logo, dizia São Gregório: “os homens, com a oração, merecem receber aquilo que Deus onipotente desde a eternidade decidiu dar-lhes”.

E mais, Santo Afonso de Ligório, em sua sabedoria, deixou-nos este apelo: “É preciso que nos convençamos de que da oração depende todo o nosso bem. Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna”.

Além disso, podemos considerar a oração como indispensável para uma profunda imersão em Deus. Afinal, o consolo, a paz e a verdadeira felicidade não se encontram em bens materiais, prazeres passageiros ou conquistas mundanas, mas sim em uma íntima relação com o Divino.

Por isso, São Vicente Pallotti afirmava: “Se quer consolo, busque sempre a Deus: Deus nos pensamentos, Deus nas palavras, Deus nas obras, Deus nos afetos do coração, Deus, Deus, Deus em tudo”.

Por que é tão importante a oração no discernimento vocacional?

Existem vários motivos que tornam importante a oração no discernimento vocacional. Então, para não nos estendermos muito, citamos apenas os mais significativos. Acompanhe!

  • Conexão com Deus: A oração nos permite estabelecer uma relação pessoal e profunda com Deus, que é fonte de toda vocação. É nesse encontro íntimo que aos poucos vamos tendo clareza de nossos dons e talentos e entendemos como colocá-los a serviço do Reino.
  • Clareza mental: A oração nos ajuda a silenciar a mente e o coração, permitindo que a verdade interior se manifeste. Através dela, somos capazes de discernir os verdadeiros desejos do nosso coração e identificar as vozes que nos distraem do caminho de Deus.
  • Força para seguir em frente: A oração nos fortalece espiritualmente e nos dá a coragem necessária para seguir em frente, mesmo diante das dificuldades. Ela nos conecta com uma fonte inesgotável de amor e esperança, renovando nossas forças a cada dia.
  • Guia para a vida cristã: A oração nos orienta na vivência da nossa vocação, ajudando-nos a tomar decisões importantes e a viver em conformidade com a vontade de Deus.

Dicas de oração no discernimento vocacional

O discernimento vocacional é um processo gradual, ou seja, não acontece de um dia para o outro. Logo, exige paciência e perseverança. Portanto, confie em Deus e permita que Ele te guie nesta jornada.

Vamos então a algumas práticas de oração no discernimento vocacional que podem te ajudar a descobrir sua missão no mundo!

Rezar com a Palavra de Deus: A Bíblia é a Palavra de Deus e uma fonte inesgotável de sabedoria e orientação. Portanto, procure ler diariamente um trecho da Bíblia e refletir sobre como ela se aplica à sua vida. E se você quiser ir um pouco mergulhar ainda mais profundamente na intimidade com a Palavra de Deus, faça a Lectio Divina uma vez por semana ou conforme a sua rotina lhe permitir.

Faça uma novena a um santo de devoção: Os santos são intercessores poderosos e podem nos ajudar na descoberta de nossa vocação. Então, escolha um santo que inspire você e faça uma novena pedindo sua intercessão. E se você tem vários santos de devoção, que tal terminar uma novena e começar outra? E durante esse período você também pode ler um pouco mais sobre o testemunho de vida do santo e descobrir como ele viveu sua vocação.

Participe dos sacramentos: Os sacramentos são canais da graça de Deus e nos ajudam a crescer na vida espiritual. Portanto, participe da Santa Missa regularmente, tanto quanto puder, e receba o Sacramento da Eucaristia. Afinal, a Missa é a oração de todas as orações e certamente é a mais forte oração no discernimento vocacional que existe. Além disso, busque com frequência o Sacramento da Confissão, pois estar com o coração livre de pecados abre espaço para Deus em nosso interior. E consequentemente nos tornamos mais sensíveis à Sua voz.

Diário de oração: Anote suas experiências de oração, suas dúvidas e suas alegrias. Isso pode te ajudar a identificar padrões e a perceber a ação de Deus em sua vida.

Aproveite para ler: Convivência fraterna como um importante pilar da vocação

Sinta o chamado!

A oração é o alicerce sobre o qual construímos nossa vida espiritual. E ao nos dedicarmos à oração no discernimento vocacional, abrimos nosso coração para a ação do Espírito Santo. Portanto, que a oração seja sua companheira fiel nessa jornada de descoberta de sua vocação.

Porém, nós, Irmãs Palotinas, também queremos ajudar você a descobrir sua missão no mundo!

A vida religiosa Palotina pode ser o caminho perfeito para você! Cresça espiritualmente, desenvolva seus talentos e faça parte de uma comunidade acolhedora e missionária. Comece agora sua jornada de autodescoberta conosco!

Na Congregação das Irmãs Palotinas, você encontrará um ambiente de apoio e crescimento, onde poderá viver sua fé e servir aos mais necessitados. Junte-se a nós e faça a diferença no mundo! Fale com uma Irmã Palotina AQUI!

Últimos adicionados

Feminista x feminina: qual a diferença?

Qual o chamado da mulher do século XXI?