Não é para menos, uma vez que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior evento católico a nível mundial, que reúne fé, arte, cultura, evangelização, juventude de todas as idades, em torno de Pedro. É um acontecimento único e celebrado a cada dois anos.
Você está por dentro? Quer saber como começou tudo isso? E ainda dá tempo de participar! Então, se atualize aqui neste post que preparamos com muito entusiasmo!
JMJ Lisboa – de onde veio essa inspiração?
A Jornada Mundial da Juventude aconteceu pela primeira vez no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. Através da inspiração do Papa João Paulo II, que tanto amou os jovens e idealizou esse encontro grandioso para dizer que a Igreja está com eles!
Desde então, a cada dois anos, a Jornada é celebrada em um país diferente e consegue movimentar e renovar a fé de pessoas do mundo inteiro e de várias religiões. Em 1987 havia 1 milhão de participantes em Buenos Aires quando o Papa João Paulo II lhes disse:
“Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja.”
Agora, a JMJ Lisboa será em Portugal, mas ela já percorreu muitos lugares e marcou a história de milhares de peregrinos. Veja onde a JMJ já aconteceu:
- Santiago de Compostela – Espanha;
- Czestochowa – Polônia;
- Denver – EUA;
- Filipinas;
- Paris;
- No Jubileu do ano 2000, aconteceu em Roma;
- Na cidade canadense de Toronto;
- Colônia – Alemanha, com a presença do Papa Bento XVI;
- Em Sydney – Austrália;
- Madri – Espanha;
- Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco;
- Em Cracóvia;
- Por fim, no Panamá.
Símbolos da JMJ Lisboa
O Papa João Paulo II confiou aos jovens, no Domingo de Ramos de 1984, dois símbolos: a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, para que fossem levados por todo o mundo, a fim de evangelizar jovens e suas famílias.
Assim, os símbolos já atravessaram os cinco continentes e mais de 90 países. Foram transportadas a pé, de barco, trenós, gruas ou tratores, em selva, igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais.
A Cruz possui 3,80 metros de altura, foi construída em madeira e traz uma placa de metal com a seguinte inscrição:
“Queridos jovens, no final do Ano Santo, confio-vos à natureza do Jubileu: a Cruz de Cristo. Levem-na para o mundo como um símbolo do amor de Cristo para com as pessoas e preguem a todos que só com a morte e ressurreição, há a salvação e a redenção de Cristo”.
Em 2000, uniu-se a ela o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, uma das devoções mais antigas na Itália, que tem 1,20 m de altura e 80 centímetros de largura, e São João Paulo II se dirigiu aos jovens:
“Hoje eu confio a vocês… o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.
Antes do início de cada JMJ, a Cruz e o ícone peregrinam pelas dioceses do país sede, comunicando a experiência redentora e preparando os corações para a Jornada. Na JMJ Lisboa, a peregrinação dos símbolos aconteceu de novembro de 2021 até julho de 2023.
Alegria, fé e muita juventude se reúnem em Lisboa Portugal
A JMJ Lisboa acontece de 01 até 06 de agosto e tem como tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Mas a peregrinação começa antes, nos chamados “Dias nas Dioceses”, de 26 a 31 de julho, quando os participantes visitam 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, participam de eventos e convivem com diversas culturas.
Há diversas atividades de evangelização durante os dias da JMJ Lisboa. Entre elas destacam-se:
- O Festival da Juventude, com a realização de mais de 350 eventos, música, dança, exposições, teatro, conferências, cinema, esporte e muito mais, gratuito e aberto a todos.
- Cidade da Alegria é o nome do espaço que juntará a Feira Vocacional e o Parque do Perdão na JMJ Lisboa 2023.
- Os Eventos Centrais, que incluem a Missa de Abertura, o Acolhimento, a Via-Sacra, a Vigília e a Missa de Envio. A Missa de Abertura da JMJ Lisboa será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
- O Acolhimento é o primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa, esta cerimônia será um evento de caráter festivo e de encontro, mantendo a dimensão de oração.
- A Via-Sacra é a experiência orante e imersiva, seguindo os passos de Jesus na Sua paixão.
- A grande Vigília – o evento com o Santo Padre e os jovens, durante a madrugada do sábado para o domingo, com orações, reflexões e adoração ao Santíssimo Sacramento.
- Por fim, a Missa de envio, uma celebração presidida pelo Santo Padre para terminar a JMJ Lisboa 2023. Antes do final da Missa, o Santo Padre anuncia a cidade que acolherá a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.
Ainda “vais a tempo de te inscrever”
A JMJ Lisboa acontece pela primeira vez em Portugal. Um país acolhedor, com um idioma conhecido pelos brasileiros, repleto de belezas e marcado pela presença da Virgem Maria, a Senhora de Fátima.
Junto aos peregrinos, a presença mais esperada é do Papa Francisco. Ele chega dia 02 de agosto e permanece até o final da jornada com uma programação vasta, cheia de muitos encontros com autoridades eclesiásticas, civis, religiosos e com os participantes.
Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens, que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.
E ainda é possível participar desta alegria! O evento é aberto e gratuito. Apenas para os que precisam de alojamento ou casas acolhedoras, as inscrições se encerraram dia 30 de junho, mas é possível participar da JMJ de outra forma, basta acessar o site.