Nos Acompanhe !

O Espírito Santo encontrou no coração de São Vicente Pallotti a disposição para estender sua vocação a muitas outras pessoas. Ou seja, ele não se contentou em ser apenas sacerdote em sua paróquia, mas havia uma vocação universal em seu coração para muitas outras vocações.

Por isso, atendendo ao apelo de Deus, São Vicente Pallotti deixou um legado como um presente para a humanidade – o carisma Palotino.

E como é preciosa a vida de um santo que gera um novo carisma para a Igreja e para o mundo!

Conheça neste post quantas graças o que o Espírito Santo fez a favor dos filhos Deus por meio da vida de nosso amado fundador. 

 

A vocação de São Vicente Pallotti 

 

Vicente Pallotti nasceu no final do século XVIII, em 21 de abril, na cidade de Roma-Itália. Seus pais gozavam de boa condição financeira, eram bem religiosos e educaram os filhos na fé católica. Para Pallotti, seus pais foram exemplos de amor a Deus e religiosidade. 

Sua vocação como sacerdote concretizou-se cedo. Aos 23 anos foi ordenado na diocese de Roma, em maio de 1818. E colocou logo em prática seu fervor missionário através do serviço comuns do sacerdócio, despertando a fé no coração do povo de Deus.

Sua ação pastoral foi profética desde o início, porque Vicente Pallotti se preocupou em evangelizar e ao mesmo tempo comprometer os leigos nos serviços pastorais, uma visão que se consolidou no Concílio Vaticano II, dois séculos depois.

Além disso, sua atividade pastoral alcançou muitos ambientes, seja na vida eclesial – como professor e doutor em filosofia – seja junto aos pobres, doentes, vulneráveis da sociedade, através da alfabetização e da catequese, com escolas noturnas e centros de catequese.

 

O carisma universal de Pallotti

 

Vicente Pallotti foi um sacerdote incansável, pregador e missionário. Por onde passou, despertou o desejo do encontro pessoal com Cristo e o serviço pastoral na vida das pessoas.

Mas ele só não bastava! Assim, acreditando no protagonismo, fundou a União do Apostolado Católico, em 1835, uma obra composta por padres, irmãos, irmãs e leigos que evangelizavam e praticavam as obras de misericórdia espiritual e corporal.

Assim, expandia-se um carisma de vida consagrada, dom divino, concedido a Pallotti, fruto de uma profunda experiência com o amor e a misericórdia de Deus. No entanto, esse carisma não lhe pertencia, mas seria uma sementeira de vocações para a Igreja. 

 

O Carisma Palotino 

 

Quem se descobre amado por Deus, assim como Pallotti em sua vocação, não vive para si, mas procura comunicar essa experiência para todas as pessoas. E assim aconteceu na vida deste santo homem: além de evangelizar os leigos, deu início a uma família religiosa.

 “Que seja destruída a minha vida e a vida de NSJC seja a minha vida”

Com essas palavras, Vicente Pallotti disse qual o fundamento na nova família religiosa: a vida de Cristo e não a vida dele como fundador, ou seja, o Evangelho anunciado a todos sem distinção.

A vocação e o testemunho de santidade de Pallotti deram início a uma obra feminina, em 1838, com o ingresso de algumas jovens na Pia Casa de Caridade, com o objetivo de praticar a caridade no acolhimento de crianças órfãs por causa da cólera de 1837.

Essa nova obra consolidou a vocação de Vicente Palloti como um anunciador do reino de Deus aos mais vulneráveis e não apenas as Palotinas levam seu testemunho, mas outras instituições se inspiraram em seu trabalho apóstolico e zelo pela evangelização.

 

Uma família religiosa sob a proteção da Rainha dos Apóstolos

 

Uma família religiosa não nasce apenas de um evento, mas de uma sucessão de acontecimentos em torno da vida e vocação de um fundador! São manifestações divinas dentro do coração e no meio das pessoas, quando Deus expressa seu amor.

Assim, a epidemia de 1837 foi a oportunidade que São Vicente encontrou para oficializar o exercício da caridade que ele já praticava pelas crianças e pessoas mais vulneráveis. E isso se deu através do ingresso de seis jovens, mais tarde chamadas de Palotinas.

Após 185 anos, desde a fundação da família Palotina, a Obra religiosa continua exercendo o carisma através de diversas obras de caridade e serviços pastorais, além de estimular a vocação entre os leigos junto à Igreja e à vida religiosa.

Mas essa história que atravessa séculos se deve à presença de Cristo, Apóstolo do Pai, e a sua Mãe, a Rainha dos Apóstolos, padroeira da congregação, modelo de discípula de seu Filho. Essa vocação está sob a proteção divina e a intercessão de São Vicente Pallotti.

 

Leia também:  O que os santos têm a nos ensinar?

Últimos adicionados

Com Maria, no Cenáculo, à espera do Espírito Santo

A importância do perdão para a saúde mental