Nos Acompanhe !

Se você quer servir a Deus, mas não sabe como, a primeira coisa que você precisa saber é que você não é o único a passar por isso.

Logo que crescemos na amizade com Deus e entendemos quem verdadeiramente Ele é, o quanto dependemos Dele, é natural que surja em nós um desejo de servi-Lo.

No entanto, nem sempre sabemos de que maneira podemos agir. Mas, fique tranquilo, ao longo deste texto você vai encontrar maneiras de servir ao Senhor.

Contudo, antes de compreendermos melhor como podemos servir a Deus, vamos refletir um pouco sobre a importância disso em nossa vida.

Um serviço que brota do Amor

Servir a Deus é uma escolha pessoal que deve brotar do mais profundo amor que você tem pelo Senhor.

Ao dizer “sim” a Deus, não importa a forma como você irá servi-Lo, você estará cooperando com a expansão do Seu reino entre nós. Além disso, servir a Deus é também uma forma de agradecê-Lo por tudo o que Ele fez em nosso favor.

Outra razão que nos leva a desejar servir a Deus é o amor que recebemos Dele. Esse mesmo amor deve emanar de nós aos irmãos: “Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê” (1João 4,19-20).

Desta forma, compreendemos que o amor ao próximo é essencial para o cristão, por isso Jesus fez questão de enfatizá-lo.

O que pode estar me impedindo de servir a Deus?

Infelizmente muitos acabam desistindo de servir a Deus porque são incapazes de renunciar aos prazeres do mundo. Se deixam seduzir facilmente pelo que o mundo tem a lhes oferecer e se esquecem de que esta vida é passageira.

O verdadeiro cristão almeja o céu e procura viver de acordo com os desejos de Deus para ser merecedor de passar a eternidade na Sua glória.

No entanto, as preocupações da vida são também dispersões que facilmente nos impedem de dedicar nosso coração totalmente a Deus. Neste caso, colocar tudo aquilo que rouba a tua paz nas mãos do Senhor é uma forma de se fazer disponível para o serviço.

Afinal, como entrar no serviço à Igreja 

Além de amar o próximo, que é o primeiro dever de todo cristão, existem outras formas concretas de servir a Deus na nossa vida.

Servimos a Deus quando damos um sorriso sincero, quando abraçamos aquele que necessita de uma atenção especial. 

As palavras de Jesus comprovam isso e nos dão um direcionamento mais exato sobre como podemos servir a Deus. Leia e examine suas atitudes!

“tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’” (Mt 25,35-40).

Além disso, servimos a Deus quando falamos de Jesus e quando damos testemunho das maravilhas que Ele realizou em nossa vida.

Também servimos a Deus quando nos colocamos à disposição da nossa paróquia ou comunidade, nos envolvendo nas pastorais e movimentos, cumprindo nossa função com amor.

Servir a Deus na vida religiosa

A vida religiosa nasceu na Igreja e para a Igreja. Esta é uma maneira de servir a Deus com radicalidade, deixando para trás tudo: família, bens e renunciando a própria vida.

Contudo, muitos veem esse meio de servir a Deus como uma fuga do mundo, quando na verdade é o mais sério compromisso com o Senhor de cuidar dos Seus filhos.

Servir a Deus na vida religiosa é oferecer ao mundo um testemunho radical de amor: amor a Deus e ao próximo.

Os religiosos são no mundo um sinal visível de Cristo. Vivem em total disponibilidade a Deus, à Igreja e aos irmãos. Testemunham o amor na sua forma mais pura; cuidam dos mais carentes, promovendo-lhes mais dignidade, anunciando o amor de Deus e Sua  misericórdia.

Aquele que dá seu sim a Deus para viver a vida religiosa está a serviço por meio da oração, de missões, de catequese e de tantas obras de caridade.

A vida religiosa comprova que o Evangelho é absolutamente possível de ser vivido, ainda que estejamos inseridos num mundo materialista e consumista.

Faça de sua vida um serviço ao Senhor

Você pôde perceber que servir a Deus pode ser algo natural no nosso cotidiano ou pode ser algo que exige organização, quando visitamos um doente, por exemplo. Pode ser também algo mais radical, quando o Senhor nos chama para a vida religiosa.

Contudo, não importa a maneira como Deus te chama a este serviço. O que verdadeiramente importa é a disposição do teu coração para responder a esse chamado.

Abra-se a este chamado de serviço e dê o seu sim com consistência!

Aprofunde-se no seu chamado vocacional, leia agora mesmo: Como perder o medo e dizer sim à uma vocação

Últimos adicionados

Por que Maria é chamada Esposa do Espírito Santo?

Pentecostes e o Carisma Palotino