Nos Acompanhe !

O Dia Mundial da Oração é uma iniciativa de fé em benefício da humanidade, assim como é a essência da oração – uma ação, sem interesse pessoal, que se eleva a Deus, a favor de alguém que precisa de socorro.

Mas há algo belo neste dia: ele reúne orações do mundo inteiro, independente de denominação religiosa! Isso mesmo! E todos são favorecidos com as graças que se derramam, porque no céu haverá um só rebanho e um só pastor (Jo 10,14).

Então, vamos nos juntar a esta multidão de intercessores e contribuir com o alívio de muitos irmãos e irmãs que habitam nosso planeta!

 

Qual a origem do Dia Mundial da Oração

 

A oração é um gesto que une pessoas, por diferentes motivos, independente de religião, etnia e cultura. E foi assim que nasceu o Dia Mundial da Oração, em 1887, através de um grupo de mulheres dos Estados Unidos e do Canadá.

Ora, desde sempre o mundo sofre com calamidades, temores, violências, guerras, entre outras coisas que causam dor e tristeza. Por isso, o movimento cresceu e, na década de 20, a oração se consolidou com um dia especial, através de um Comitê Mundial.

E todos fazemos parte dessa iniciativa, seja rezando ou recebendo oração. Há sempre alguém rezando no mundo, logo todos estamos envolvidos por essa graça. Como também nunca faltarão motivos para rezarmos pela humanidade e as criaturas.

De forma que, o Dia Mundial da Oração nos adverte sobre a importância dessa atitude por parte de cada um de nós. Como também nos alerta a não discriminarmos nenhuma iniciativa de oração, mesmo porque esse é um dia ecumênico, quando todos somos irmãos.

 

Dia Mundial da Oração, mas o que é a oração?

 

“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”.

Santa Teresinha do Menino Jesus explicou, de forma simples, este ato de fé.

Agora, vamos detalhar um pouco mais – a oração é:

  • Um impulso do coração – o coração é o lugar das decisões mais importantes de nossa vida e o símbolo dos sentimentos mais sinceros. Sendo assim, é de lá que brota a oração mais pura, porque vem do interior e sobe até o Coração de Deus.
  • Um simples olhar para o céu – os olhos são a janela da alma, portanto eles expressam alegria, preocupação, tristeza, alívio, cansaço, entre outros sentimentos e, quando olhamos para Deus, rezamos sem precisar dizer uma palavra.
  • A oração é também um grito – e pode ser um pedido de socorro, um louvor, uma expressão de alegria, mas tem força, chama a atenção e acontece em momentos fortes da vida, porque não é sempre que gritamos, porém a oração é também um grito, seja por nós ou por quem precisa.

Ou seja, há muitas formas de oração: silenciosa, de intercessão, de louvor. Nenhuma é melhor que a outra, no entanto, cada uma tem uma finalidade, e Deus se alegra com todas. É dessa forma que acontece o Dia Mundial da Oração, com todas as expressões de oração.

 

 

A importância de rezarmos uns pelos os outros

 

O Catecismo da Igreja Católica (2565) diz que a oração é um meio de comunhão que temos com a Trindade e com o outro, já que, por causa de Cristo, somos irmãos. Então, a oração nos une, não fisicamente, mas em torno de um único bem – a presença de Deus.

E o Dia Mundial da Oração caracteriza-se exatamente como dia de fraternidade universal através da oração, porque esquecemos de nós para lembrarmos do outro, que não nos conhece, mas é nosso irmão(ã) e precisa do socorro urgente da oração.

É importante ressaltar que o outro não é apenas a pessoa boa da história, mas qualquer ser humano, mesmo aquele que faz mal a muitos. É a oração que nos propõe Jesus: rezar também pelos inimigos, uma vez que estamos todos interligados de alguma forma.

Logo, a oração de intercessão é um instrumento misterioso que semeia o bem em qualquer coração, principalmente na vida de quem reza! E é Deus quem recolhe nossas súplicas e age na vida dos seus filhos(as), em qualquer lugar no mundo. 

 

Contribua com sua oração neste dia!

 

O Dia Mundial da Oração é então este dia de unidade uns com os outros através da oração. Ele acontece na primeira sexta-feira de março. Atualmente, a data é celebrada em mais de 170 países com o objetivo de promover o aumento das obras missionárias no mundo.

No entanto, o benefício não é apenas espiritual, mas existem iniciativas sociais como forma de ajudar os irmãos mais necessitados, porém tudo é fruto da oração. 

E todos podemos contribuir, porque a oração é também a Mão de Deus que se estende para quem reza e para aquele que recebe os frutos dessa graça. Então, rezemos!

 

Ei, mulher! Este conteúdo é para você: Vocação da mulher na Igreja

 

Últimos adicionados

5 conselhos bíblicos para encontrar amizades verdadeiras

Todo mundo que namora é chamado ao matrimônio?