Nos Acompanhe !

Ao longo dos anos a história das Irmãs Palotinas foi se construindo baseada no Carisma Palotino definido pelo seu fundador, o padre São Vicente Pallotti.

Fundada em 1838, o ramo feminino da Congregação das Irmãs Palotinas é formado por mulheres que ouviram o chamado do Senhor para um seguimento radical a Ele.

Essas mulheres, decididamente responderam “sim” a esse chamado e vivem esta entrega diariamente, no Carisma Palotino.

A palavra carisma vem do grego char e charis, que significa graças, dom, e resulta da graça e da benevolência divina. Ou seja, o carisma é um presente de Deus concedido à Congregação por meio do seu fundador, a fim de capacitá-la a contribuir para o desenvolvimento de toda a Igreja.

Portanto, conheça agora 6 características do Carisma Palotino.

1.    O serviço apostólico é parte do Carisma Palotino

Desde a sua fundação, uma das características do Carisma Palotino é a dedicação à prática da caridade.

Ou seja, a missão da Congregação das Irmãs Palotinas no mundo é unir forças apostólicas, tendo como modelo o próprio Jesus Cristo, que passou pelo mundo fazendo o bem a todos (cf. Atos 10,38).

Além disso, a Virgem Maria, a rainha dos apóstolos, também é para as Irmãs Palotinas modelo de Apostolado.

Por isso, as religiosas estão presentes e disponíveis para qualquer obra apostólica a que sejam chamadas. Dedicam-se à educação, ao atendimento às crianças, aos jovens e às famílias, aos enfermos, aos migrantes, nas pastorais paroquiais e em missões pelo mundo.

2.    A compreensão de Deus como amor e misericórdia infinita

Assim como Deus olha para todos os seus filhos com amor e age em favor deles com misericórdia, assim também as Irmãs Palotinas são chamadas a olhar para todos.

Portanto, acolher sem julgamentos e amar sem esperar nada em troca são atitudes que norteiam o Carisma Palotino.

3.    No Carisma Palotino todos são a imagem do amor infinito de Deus

Deus criou a todos com amor, por amor e para o amor, à Sua imagem e semelhança (cf. Gênesis 1,26-28).

Por isso, todos devem ser respeitados e amados, pois são portadores da imagem do próprio Deus.

No Carisma Palotino, amando e servindo o próximo se ama e serve o próprio Deus.

4.    A lei de Jesus Cristo orienta a vida e o Carisma Palotino

Jesus foi enviado pelo Pai a este mundo e agora nós somos enviados por Ele. “Como o pai me enviou assim também vos envio” (João 20,21).

Sendo assim, Jesus é o eixo, o centro, o modelo e a referência da Congregação das Irmãs Palotinas. Jesus é o “caminho, a verdade e a vida” (Jo,14,6)

Mais do que isso, as Irmãs Palotinas são chamadas a ser o rosto de Jesus, são chamadas a ser agentes da Boa Nova para o povo de Deus. Pepakura License Key Free

5.    Ser igreja conduzida e animada pelo Espírito Santo

É o Espírito Santo que conduz, unifica e rejuvenesce a Igreja, ou seja, a cada um de nós que somos seus membros.

Por isso São Paulo escreveu “não sabeis que sois o Templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Coríntios 3,16).

Neste sentido, a Congregação das Irmãs Palotinas é movida pelo Espírito Santo que no meio dela age, ora e dá testemunho da adoção de filhos de Deus.

É o Espírito Santo que conduz a Congregação à verdade total: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão” (João 16,13).

6.    Ser e formar apóstolos é parte do Carisma Palotino

Mais do que ser um apóstolo de Jesus Cristo e viver de acordo com as Suas leis e Seus mandamentos, a Congregação se dedica a formar novos apóstolos.

Por isso, as Irmãs Palotinas estão comprometidas a recordar a cada batizado que todos temos uma missão de apóstolo na Igreja, que todos somos “um só rebanho e um só pastor” (Jo 10,17).

Despertar a consciência apostólica em todos é também um Carisma Palotino.

7.    Carisma Palotino: a caridade

Em um de seus livros, o padre João Baptista Quaini ressalta que “não há nada mais eficaz para reavivar a fé quanto as obras de caridade”.

Ele também expressa que “se Deus pode ser enxergado de alguma forma nas pessoas, Ele o é nas obras de caridade, porque Deus é a Caridade por essência” (QUAINI, Pe. João Baptista, O carisma de São Vicente Pallotti e da sua fundação).

Neste sentido, é parte do Carisma Palotino reavivar a fé e reacender a caridade e propagá-las em todo o mundo.  

A síntese do Carisma Palotino

São Vicente Pallotti foi um sacerdote cheio de grande zelo do amor a Deus e de um ardente desejo de dedicar-se ao próximo e ajudá-lo mais, na sua condição humana, cristã e espiritual.

Ao fundar a Congregação das Irmãs do Apostolado Católico Palotinas, entre outras obras na Igreja, ele sintetizou o Carisma Palotino desta maneira: seguir Cristo, o Apóstolo do Eterno Pai, sendo nós mesmos apóstolos e formando apóstolos para o trabalho do crescimento do Reino de Deus.

Últimos adicionados

5 conselhos bíblicos para encontrar amizades verdadeiras

Todo mundo que namora é chamado ao matrimônio?