Nos Acompanhe !

Muitas pessoas fazem listas de livros para ler em 2023. A leitura é um hábito que se adquire com perseverança, mas quando essa prática se instala, o livro se torna um amigo inseparável na longa jornada da vida. Há uma frase que diz assim:

“Livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo” (autor desconhecido).

Então, que tal mudar não o mundo, mas o ambiente ao seu redor com a ajuda do amigo livro? Para isso, preparamos 7 dicas de livros para ler em 2023 a fim de incentivar a vida a dar passos de santidade e promover a evangelização. Confira!

 

#1 Jesus de Nazaré, Bento XVI – Entre os melhores livros para ler em 2023

 

O  livro “Jesus de Nazaré”, não é apenas um único volume, mas uma coletânea de três volumes, bem organizados sob uma linha catequética, baseada na vida de Jesus, em ordem cronológica, acompanhada de uma linguagem acessível a todos, sem exigir conhecimentos teologais. 

Interessante, que esse trabalho começou a ser escrito quando o Papa Bento XVI era prefeito da Congregação para a Doutrina da fé, em 2003. Por isso, a capa leva seu nome de batismo para não ser confundido com um documento pontifício, assim ele quis.

Há a possibilidade de percorrer a vida de Jesus em três momentos fundamentais: 

  • A infância com a Virgem Maria e São José; 
  • Do Batismo no Jordão à transfiguração;
  • Da entrada em Jerusalém até a ressurreição. 

Além disso, essa leitura oferece conhecimento e espiritualidade, duas bases fundamentais para a vida cristã. 

 

#2 Ciberteologia – uma opção atual entre os livros para ler em 2023

 

O tema deste livro nos provoca curiosidade, apesar de a tecnologia não nos surpreender mais, uma vez que ela faz parte do nosso cotidiano. Mas, com muita competência, o Padre Antônio Spadaro nos propõe um caminho de encontro entre a fé e as redes sociais.

Com perguntas profundas como: a revolução digital influencia de alguma forma nossa fé?, o padre não apenas responde como nos abre horizontes sobre como utilizar os canais de comunicação para incentivar o encontro com Deus e a comunhão entre irmãos. 

Em um mundo tomado pelas mídias sociais, com notícias em tempo real, em um espaço virtual e real ao mesmo tempo, é fundamental que aprendamos a utilizar esse novo sistema de comunicação a favor da vida e da evangelização. 

 

Dica Extra: Confira como o Marketing personalizado pode contribuir na evangelização

 

#Entre os livros para ler em 2023: saiba mais sobre Espírito Santo, Sagradas Escrituras e Liturgia 

 

Com esses temas fundamentais, a Comunidade Católica Shalom oferece uma leitura espiritual, formativa e missionária ao mesmo tempo, em um Combo com três livros que tratam sobre: 

  • Introdução às Sagradas Escrituras 
  • Liturgia e Sacramentos
  • Espírito Santo

São assuntos inesgotáveis que alimentam a vida cristã e a Igreja. E no ativismo da vida pós-moderna, muitas vezes nos esquecemos do valor do Sagrado, da importância dos sacramentos e a da presença do Espírito Santo, que renova todas as coisas. 

 

#4 Caminho –  São Josemaria Escrivá

 

O próprio escritor nos explica o conteúdo do livro:

Caminho […] pretende ser um livro que leve a ganhar intimidade com Deus, a amá-Lo, e a servir a todos”.

Assim, São Josemaria Escrivá, fundador da Opus Dei, presenteou o mundo com uma obra orante, traduzida em 43 idiomas.

“Caminho” se apresenta como uma ótima sugestão de livro para ler em 2023 para quem busca reavivar seu encontro com Deus todos os dias, através da simplicidade e da alegria.

É um livro que se tornou um best seller da vida espiritual pelos frutos que produz até hoje.

 

#5 O Milagre da manhã – Hal Elrod 

 

Um bom livro para acordar cedo e estimular o corpo e a mente para um novo dia. Não apenas a alma precisa de estímulo, mas a pessoa de forma integral, por isso não pode faltar essa sugestão de leitura em 2023.

O autor – Hal Elrod – descreve um método simples e, segundo ele, muito eficaz, para quem deseja uma vida mais feliz: acordar cedo e explorar ao máximo suas habilidades. A ideia é desafiar as próprias dificuldades e, assim, construir um novo arquétipo de vida.

 

#6 12 regras para a vida

 

O autor é um psicólogo canadense bem conceituado e escreveu 12 regras para a vida: Um antídoto para o caos para todos os públicos. O tema pode lembrar um livro de autoajuda, mas foi aclamado pelo público como um manual de liderança pessoal.

Seu conteúdo combina psicologia, antropologia, política e religião em um diálogo fluido e assertivo. É uma boa sugestão de livro no campo dos relacionamentos interpessoais. Veja algumas dicas bem interessantes e encontre outras com a leitura do livro:  

  • 2 cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade;(3) seja amigo de pessoas que querem o melhor para você; 
  • 6 deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo; 
  • 11 não incomode as crianças quando estão andando de skate;
  • 12 acariciar um gato na rua.

 

#7 Fratelli Tutti – Papa Francisco

 

Em 03 de outubro de 2020, no túmulo de São Francisco de Assis, o Papa dos pobres presenteou o mundo com uma carta Encíclica sobre a fraternidade universal: Fratelli Tutti. 

Composta por 8 capítulos onde o Pontífice destaca quais os pontos essenciais para que a fraternidade entre os povos possa, enfim, ser restaurada, segundo os valores do Santo Evangelho e convoca homens e mulheres a superarem as fronteiras em nome do amor.

No capítulo 6,  sobre “Diálogo e amizade social”, ele cita uma frase de Vinícius de Moraes que define a vida como “a arte do encontro” e faz um apelo à humanidade para que se recupere o respeito e o diálogo como instrumentos de paz urgentes para o mundo de amanhã.

Concluindo nossa lista de dicas, o livro do Papa Francisco se apresenta como um verdadeiro mapa que nos mostra o caminho do reencontro da pessoa humana como objeto da bondade divina. Portanto, apresentamos essas dicas para 2023 e boa leitura.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Últimos adicionados

Pentecostes e o Carisma Palotino

Como a maternidade de Maria a tornou Rainha dos Apóstolos