Nos Acompanhe !

Antes de mais nada, os livros são maravilhosos e quando eles falam de espiritualidade como os livros sobre São Vicente Pallotti, somos capazes de sonhar, descansar e alimentar a vida com palavras que valem a pena!

Por isso que, no Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, trazemos para você cinco sugestões encantadoras, cinco livros sobre a vida de um santo que é referência em toda a Igreja sobre o protagonismo do leigo no serviço e na santidade. 

Leia nosso post e veja qual deles mais se parece com você! Boa leitura!

 

Antes dos livros sobre São Vicente Pallotti, um passeio na vida dele!

 

Antes de mais nada, em 2023 comemoramos os 60 anos de canonização de São Vicente Pallotti, um grande homem e um santo sacerdote! Natural de Roma – Itália, nascido em 21 de abril de 1895 e ordenado padre em 1818, as datas mostram o quanto sua vida voltou-se para o Sagrado.

Vicente Pallotti foi um servo do Espírito Santo! O que o inspirava estava à frente do tempo em que ele viveu porque seu ideal era um movimento apostólico universal de todos os batizados na Igreja, e os seus passos plantaram e colheram essa semente.

Também fundou em 1835 uma Comunidade de padres, irmãos, irmãs e leigos: a “União do Apostolado Católico” (UAC), como meio para despertar em todo povo de Deus a consciência da fé. Ele foi um dos primeiros na Igreja a dizer que todo batizado é apóstolo de Jesus Cristo.

Hoje sabemos disso, logo somos frutos dessa inspiração do Espírito que brotou no coração de Pallotti.

O santo morreu em 1850, foi canonizado em 1963 em pleno Concílio Vaticano II, seu carisma e exemplo continuam vivos através da UAC e de todos que acreditam na missão do leigo na Igreja.

 

5 livros de São Vicente Pallotti

 

Já dizia um antigo ditado que que somos o que comemos! Da mesma forma, se levarmos em consideração o que lemos e ouvimos como alimento, selecionaremos melhor nossos produtos de consumo, não é verdade? Então, aproveite esse cardápio que oferecemos sobre amor a Deus e ao outro. 

 

A caridade de Cristo nos impulsiona

 

Primeiramente vamos falar sobre essa obra do frei Patrício Sciadini. Ele faz um caminho na história de São Vicente Pallotti e fala sobre assuntos práticos e presentes na vida de todo cristão, como por exemplo o combate à preguiça à luz de Pallotti:

“Não sejamos preguiçosos nem dorminhocos, nem entregues às seduções do mundo”.

Em síntese, uma obra de linguagem fácil e envolvente, que fica bem em qualquer horário do dia, serve como um guia espiritual, bem como, a gente não se perde se ficar sem ler por alguns dias! 

 

 

Do nada ao tudo: o caminho espiritual de Vicente Pallotti

 

Esse livro inspira-se no Diário de São Vicente Pallotti e propõe apresentar a santidade na vida cotidiana, mostrando a beleza, a alegria, o caminho. Bem próprio de Pallotti que fez da santidade um caminho feliz, cheio de amor a Deus e serviço ao próximo. 

O autor dessa obra é o padre italiano Francisco Amoroso SAC e a tradução foi feita por Dom José Maria Maimone SAC, primeiro bispo da Diocese de Umuarama.

Em suma, essa obra é uma boa companhia contra o desânimo bem como uma força nas batalhas cotidianas.

 

 

Itinerário espiritual palotino

 

Esse livro foi escrito pelo Pe. Valdeci Antonio de Almeida SAC e oferece ao leitor dos livros sobre São Vicente Pallotti a oportunidade de se manter em um retiro durante o ano inteiro, através das meditações do Evangelho a partir da experiência de Pallotti.

Dessa forma, o livro se divide em quatro semanas, com dez pregações em cada uma, com meditações de Pallotti e temas que vão do pecado até a Ressurreição de Cristo.

Desse modo, é possível realizar sempre, aprofundar o tema e manter vivo o propósito de serviço e santidade. 

 

 

São Vicente Pallotti, apóstolo e místico

Com esse título, o padre Valdeci Antonio de Almeida SAC retorna com um tema desafiante e sedutor sobre a vida de Pallotti, uma vez que mística e apostolado parecem duas necessidades difíceis de conciliar na vida cristã.

No entanto, apesar de todas as atividades que o santo realizava, sua fonte de inspiração permanecia a mesma e constante! Mas como? Descubra através dessa leitura e veja que é possível rezar, trabalhar, servir etc. com o Carisma Palotino.

 

Obras completas de São Vicente Pallotti

Todo cristão e admirador de Pallotti precisa dessa obra que reúne todos os seus escritos em um suporte digital. Não basta ter o livro físico, mas carregar consigo os livros sobre São Vicente Pallotti porque, em qualquer lugar é possível acessar e rezar um pouco.

Mas, antes da tecnologia, vem o trabalho de reunir, organizar e publicar. Com certeza feito com muito carinho por D. Francesco Moccia, SAC, editor e atento curador das Obras Completas. Portanto, complete sua biblioteca Palotina com essa maravilhosa aquisição.

 

Agora, nos fala São João XXIII:

 

Vicente Pallotti foi beatificado pelo Papa Pio XI que o tratou como “verdadeiro operário das missões”. Em 1963, as suas ideias e carisma espiritual foram plenamente reconhecidos pelo Papa João XXIII que o proclamou santo e disse:

“São Vicente Pallotti é uma das figuras mais eminentes da atividade apostólica do século XIX… Ele não estava satisfeito com o ministério ordinário. Ele inventou novos meios para tornar Deus conhecido e amado”

(João XXIII, ACTA SAC , 367).

Mais do que tudo, a santidade é urgente hoje! E em meio a vida contemporânea com todas as suas exigências e contradições. E sobre vida, apostolado e missão, São Vicente Pallotti é um grande exemplo, logo vamos torná-lo nosso amigo nesta longa caminhada.

 

Continue aprendendo sobre São Vicente Pallotti: Os Milagres e o corpo incorrupto de São Vicente

Pallotti

Últimos adicionados

Pentecostes e o Carisma Palotino

Como a maternidade de Maria a tornou Rainha dos Apóstolos