Nos Acompanhe !

O Dia dos Namorados já passou, mas com ele, todos os anos, sempre surgem questionamentos, ou simplesmente aquela vontade de viver um amor de verdade. Namorar é um dos passos mais importantes na vida de um jovem, especialmente quando temos presente que namorar está intrinsecamente relacionado à descoberta da vocação. Afinal, é no namoro que descobrimos se aquela pessoa é realmente quem Deus preparou para nós ou se existe o desejo de viver uma outra vocação específica. Então, vamos aproveitar que ainda estamos no mês dos namorados para falar sobre cinco coisas essenciais que você precisa saber sobre o namoro.

1. O Namoro é um tempo de discernimento

Muita gente acha que o namoro é só um momento de curtição ou romance, mas, na verdade, é muito mais do que isso. É um tempo de discernimento, onde você e seu parceiro ou parceira vão se conhecer melhor e entender se estão prontos para dar o próximo passo: o casamento. Por isso, é importante levar o namoro a sério e ter conversas profundas sobre valores, planos para o futuro e, claro, a fé.

Uma dica valiosa é: aproveite esse tempo para participar de encontros de casais na sua paróquia ou comunidade. Ler livros sobre namoro cristão e assistir a palestras também podem ajudar você a discernir melhor se está no caminho certo.

2. Comunicação no namoro é fundamental

Uma boa comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável. No namoro, é essencial que você e seu parceiro consigam conversar abertamente sobre tudo. É claro, no casamento a intimidade e a convivência diária farão com que hajam partilhas, desde as coisas mais simples do dia a dia até as questões mais profundas e complicadas. Mas enquanto ele não chega, quanto mais você e seu parceiro tiverem a oportunidade de se conhecer e conversar sobre tudo, melhor. A transparência cria um ambiente de confiança, onde ambos se sentem à vontade para serem quem realmente são.

E aqui vai outra dica: Pratique a escuta ativa. Isso significa prestar atenção de verdade naquilo que o outro está dizendo, sem ficar pensando na próxima coisa que você vai falar. Isso faz toda a diferença!

3. Respeito é essencial

Respeito mútuo é algo que não pode faltar em nenhum relacionamento. No namoro, é importante que haja respeito às diferenças um do outro, pois não se engane, não dá pra idealizar ou querer moldar o outro à nossa maneira. Haverá diferenças, sejam elas de opinião, gosto ou personalidade. Isso também inclui respeitar os limites de cada um, especialmente quando falamos de intimidade física. Lembre-se: o namoro é um tempo para se conhecer, não para se possuir.

Nossa dica para este tópico é: estabeleçam juntos limites claros e conversem sobre eles com frequência. Isso vai ajudar a manter o respeito e a pureza no relacionamento.

4. O namoro tem um fim: ou dá em casamento ou um término definitivo

Essa é uma verdade que pode parecer dura, mas é importante entender que o namoro não é um fim em si mesmo. Ele tem um propósito claro: ou leva ao casamento ou ao término da relação. Por isso, é essencial que quem namora tenha sempre em mente o que esperar do relacionamento e se estão caminhando para isso. Não há nada de errado em perceber que a pessoa com quem você está não é a certa para você. É pra isso que serve o namoro, afinal, é melhor descobrir isso antes, na primeira etapa, do que depois do casamento.

A nossa sugestão para este tópico é: rezem juntos e individualmente pedindo discernimento a Deus. Ele sempre guia pelo caminho certo, mesmo que, às vezes, não seja o que desejamos ou o que esperávamos. 

5. Antes de tudo, sejam amigos! 

Antes de serem namorados, vocês devem ser amigos. Uma amizade sólida é a base de um namoro saudável e de um casamento feliz. Invistam tempo em atividades que os dois gostem, conversem sobre interesses comuns e apoiem-se nos momentos difíceis. Lembre-se de que o amor verdadeiro é construído dia a dia, com gestos simples e sinceros.

Dica de ouro: Façam coisas juntos que fortaleçam a amizade. Praticar um esporte, fazer voluntariado, ir à igreja, viajar ou simplesmente cozinhar uma refeição juntos. Essas experiências criam memórias e fortalecem o vínculo entre vocês.

E claro, para finalizar, uma frase que define todo esse processo: O namoro é uma fase maravilhosa e cheia de descobertas.

Isso mesmo, o namoro é um tempo de discernimento onde vocês vão se conhecer melhor e entender se estão prontos para juntos irem em direção ao casamento. E, recapitulando: o discernimento, a comunicação, o respeito, a amizade e a oração são essenciais para um relacionamento duradouro. Sem isso, é bom repensar, viu? 

E para aprofundar e dar início a essa caminhada de um namoro em Deus, separamos dois conteúdos que vão ajudar você nesta jornada:

Acesse agora! 

E-book – Discernimento Vocacional 

Rezando com a Palavra

Últimos adicionados

5 conselhos bíblicos para encontrar amizades verdadeiras

Todo mundo que namora é chamado ao matrimônio?