fbpx

Missão Palotinas na Amazônia

A missão nos ensina que devemos ser, em primeiro lugar, presença junto a um determinado povo e nos provoca a sermos ousados ao lançar sementes de esperança em corações sedentos de Deus. 

Durante 10 dias, de 22 a 31 de outubro, estivemos no coração da Amazônia, Manaus e Novo Airão, para realizarmos uma Missão Vocacional na comunidade dos padres Palotinos, membros da Região Mãe da Misericórdia. O intuito da mesma foi despertar vocações para a Igreja.

Missão em um paraíso verde

Nossa primeira experiência missionária na Amazônia foi riquíssima e surpreendente, pois o lugar era um paraíso verde aos olhos de quem vive numa selva de pedra como São Paulo e Rio de Janeiro. Deixamos de lado a correria e passamos a ser conduzidas por um simples barco que navegava pelas águas escuras do Rio Negro a perder de vista. 

Como não encontrar Deus naquele rio e nas margens cheias de verde? Tudo aquilo era visível aos olhos humanos, mas Ele estava lá, conduzindo-nos para onde Ele mesmo queria.

Diante de tanta beleza, conhecemos a realidade daquele povo que muito favoreceu para realizarmos os encontros. O número de participantes foi além do esperado. A curiosidade estava no coração de muitos e, ao mesmo tempo, o desejo de fazer uma opção acertada em suas vidas, a vocação. 

Crianças, adolescentes, jovens e adultos manifestaram seus desejos e sonhos de realizarem seus projetos a serviço do Reino e do próximo. Os encontros ajudaram na conscientização de que os talentos são dons recebidos de Deus para serem colocados a serviço da comunidade, da Igreja e da sociedade ao longo da vida. 

ProVocação em jovens da Amazônia do Brasil

Em Novo Airão, o encontro ProVocação teve o intuito de provocar os jovens para uma opção de vida mais clara, consciente e feliz. Em Manaus o primeiro Reacender, animado pela Juventude Palotina, teve como objetivo despertar nos jovens o interesse de atuar na pastoral juvenil e colocar seus dons a serviço da paróquia local, onde atuam os padres Palotinos.

A missão teve êxito, graças ao Bom Deus. Tudo isso só foi possível com a ideia de fazer missão em parceria com padres e irmãs Palotinas. O projeto deu certo! 

Agradecemos imensamente nossos superiores por acreditarem no nosso trabalho e que podemos fazer a diferença onde quer que estejamos. Agradecemos imensamente nossos irmãos palotinos: Pe. Rafael Moura, Pe. José Luiz, Pe. Stanislaw e o seminarista Hugo Magno por terem nos acolhido com tanto carinho e atenção, e parabéns pela coragem de assumir a missão com tanta dedicação. Sabemos que não é fácil, mas não é impossível quando se faz com amor. Deus os abençoe!

Ir. Sirlene Cararine, CSAC e Ir. Tereza Rocha, CSAC.

Comentar

Compartilhar

EnglishPortugueseSpanish