fbpx

Revisão de vida: avaliando propósitos e discernindo um tempo novo

A revisão de vida nos aproxima de Deus e é uma experiência enriquecedora que precisamos viver

A Igreja está se aproximando do tempo do Advento, que é a preparação para o Natal de Jesus. Os nossos corações já se enchem de alegria por esse tempo novo, e claro, da chegada do Nosso Salvador. Portanto, diante dessa graça, é natural que façamos uma revisão de vida.

Essa experiência é muito importante. Principalmente para entender as nossas ações durante o ano, relembrar o que fizemos e entender quais são as mudanças necessárias para um novo ano mais proveitoso e santo.

Essa revisão de vida deve ser feita sem medo da mudança, com a tranquilidade de encontrar o caminho verdadeiro para a santidade.

A revisão de vida nos aproxima de Deus, gerando uma maior intimidade com Ele. Observar o que passou durante o ano de 2021, te fará refletir sobre acertos, erros e sobre o que te afastou do Senhor.

Além disso, esse processo é essencial para uma boa confissão. No Catecismo da Igreja Católica consta que uma das etapas da penitência e conversão cristã é a revisão de vida.

 

 Faça um exame sincero de consciência

 

O exame de consciência deve ser fonte de alegria, pois é por meio dele que temos a chance de entender o que há em nosso caminho que nos leva para o lado oposto de Deus.

Ao fazer um exame sincero de consciência e revisão de vida, teremos a força do Espírito Santo para mudar e fazer diferente.

Para você fazer um exame de consciência fecundo, existem algumas dicas, ou melhor, perguntas que podem ser respondidas. Encontre um momento de silêncio e tranquilidade para refletir.

  • Comece se questionando como viveu durante esse ano. Se você serviu ao Senhor de todo o seu coração, se O amou em primeiro lugar e em que posição Ele esteve em sua vida.
  • Pense também nas suas orações. Você rezou com perseverança e devoção? Reflita também sobre sua relação com horóscopo, amuletos e outras superstições, que podem ter ocupado o lugar de Deus.
  • Você amou, respeitou e honrou os seus pais? Ajudou o próximo? E como foi sua atuação na sociedade? Fez algo relevante ou acomodou-se diante das circunstâncias?
  • Cumpriu com dedicação os seus deveres, como o trabalho e o cuidado do lar? Foi apegado a coisas materiais?

Esses são apenas alguns dos questionamentos importantes para o seu exame de consciência, a Aleteia tem um guia completo que pode te ajudar nessa caminhada.

Ao encerrar seu exame de consciência e revisão de vida, chegou a hora de confessar, com arrependimento, seus pecados a Deus.

Em seguida, com seus pecados perdoados, chegou a hora de discernimento para um tempo novo. Afinal de contas, é preciso que a revisão de vida dê frutos. Portanto, utilize no novo período que começa.

 

Adore Jesus na Eucaristia

 

A conversão total e a penitência cotidiana tem a sua fonte na Eucaristia, como nos é dito no Catecismo da Igreja Católica.

Ainda de acordo com o Catecismo, na Eucaristia torna-se presente o sacrifício de Cristo, que nos reconciliou com Deus. A Eucaristia nutre e fortalece os que vivem a vida de Cristo: “«ela é o antídoto que nos livra das faltas quotidianas e nos preserva dos pecados mortais» (30)”.

Encontrar e adorar Jesus na Eucaristia é ouvir a voz de Deus e ter o apoio necessário para manter-se no caminho da santidade.

 

Confie seus projetos à Virgem Maria 

 

Um passo que pode transformar fortemente  seu novo ano é entregar todos os seus projetos e metas para Maria.

Pedir para que ela cuide dos seus passos e dos seus caminhos, os guardando com muito amor e proteção, características maternas.

Deus com sua infinita bondade nos deixou sua mãe e devemos crer no seu amor e proteção.

Convido você, durante esse tempo, a ser organizado e disciplinado. Desse modo, levar ao pé da letra a sua revisão de vida. Peça ao Espírito Santo que ilumine o seu caminho e que você consiga lutar contra os pecados que te afastam da Vontade de Deus.

Comentar

Compartilhar

EnglishPortugueseSpanish